Dedicação da Basílica do Latrão – Ano A

0
475

“O templo de Deus é santo, e esse templo sois vós!”

– Missa: Os vendilhões do templo

– Evangelho: Jo 2,13-22

Acolhida – Boa noite, queridas crianças. 
Crianças, hoje, falaremos sobre regras. Vocês sabem o que são regras?
Na casa de vocês existem regras? Quais são? E se na sua casa não houvesse as regras para seguir, como seriam as coisas por lá?
Em sua escola existem regras? Quais são elas? E se vocês não seguirem as regras de lá, o que acontece? 
Então para que serve mesmo as regras? 
Elas servem para organizar a vida das pessoas, não é mesmo?!. 
E quando não somos obedientes às regras o que acontece? 
Sempre pagamos um preço por elas, por não a seguirmos.
Se em casa eu não obedeço, costumo levar umas chineladas; se na escola eu também não sigo, costumo fazer umas cópias, porque quando não seguimos o que é certo , sempre pagamos pelo errado que fazemos 
E será que aqui na igreja a gente tem regras também? Que tal se a gente criar umas aqui, hein?
Vamos pensar?
Será que podemos mascar chicletes que é certo?
Será que devemos conversar com os coleguinhas durante a celebração?
Será que podemos comer pipoca, trazer carrinho, ficar brincando aqui?
E usar o celular durante a missa, pode?
Ah, então a partir de hoje, vamos ter regras bem claras aqui na missa, já que sabemos que isso tudo não pode, pois se agirmos assim estaremos também desrespeitando a casa de Deus, assim como os vendilhões do templo fizeram, entenderam? 
Agora uma coisa quer devemos fazer e muito é cantar, se alegrar e celebrar com festa a nossa missa. Vamos todos então ficar em pé e cantar pra nossa celebração iniciar?

Ato penitencial – Agora mesmo eu disse para vocês que não devemos desrespeitar a Casa de Deus , não foi ? Disse também que não podemos fazer da Casa de Deus como os vendilhões fizeram no Templo. Sabe o que foi que aconteceu por lá? Foi assim:
O Templo era um lugar onde as pessoas rezavam ,assim como a igreja e Jesus costumava ir lá orar , quando Ele se aproximou do Templo, viu que as pessoas fizeram do Templo um lugar de comércio, estavam vendendo bois, galinhas, porcos e todo tipo de coisa. 
Ah, crianças, Jesus ficou muito bravo , pois aquelas pessoas estavam desrespeitando a casa do Senhor ,então Ele pegou um chicote e derrubou tudo , pois todo mundo para correr . 
Por isso , crianças , pelo ato de defesa de Jesus pelas coisas de Deus, pelo seu zelo é que devemos nos espelhar Nele e pedirmos perdão :

1- Senhor, nós te pedimos perdão pelas vezes em que não temos paciência em esperar o término da missa e ficamos reclamando que está demorando , quando deveríamos dar mais de nosso tempo e de nossa atenção ao nosso Deus.Rezemos

2- Senhor, nós te pedimos perdão pelas vezes em que usamos da missa como um desfile de moda, querendo nos mostrar para os outros, querendo aparecer não para Deus, mas para os outros. Rezemos

4- Senhor nós te pedimos perdão, porque usamos celular durante a celebração, mascamos chicletes, não sabemos a hora de calar, não rezamos e nem cantamos, somos meros expectadores na celebração. Rezemos

5- Por fim, senhor, nós te pedimos perdão porque muitas vezes não estamos respeitando sua casa que é nosso corpo, o Templo do Espírito Santo, que muito pouco nos alimentamos da sua palavra e, por vezes, nos sentimos afastados de nosso compromisso como cristãos.Rezemos.

Leitura – A nossa leitura de hoje está tão linda que encherá nossos ouvidos da graça de Deus. Para ouvi-la temos que ficar bem atentos e em silêncio, está bem? Ouçamos atentamente.

Aclamação – Com atenção vamos ouvir que nos fala que nós somos o Templo de Deus, por isso devemos nos manter sempre alimentados pelo grande amor que Deus em nós depositou. Em pé, com alegria, vamos todos a cantar pra mais bonita nossa celebração ficar.

Preces
VOSSA IGREJA VOS PEDE, Ó PAI, SENHOR NOSSA PRECE ESCUTAI.
1- Senhor, olhai pela Santa Igreja católica e apostólica, para que as águas do rio da vida a façam produzir frutos abundantes de santidade. Nós vos pedimos.

2- Senhor, dai sabedoria ao Papa Francisco aos bispos, presbíteros e diáconos, para que edifiquem a Igreja sobre o alicerce dos Apóstolos e, como eles, eduquem a fé dos batizados. Nós vos pedimos.

3- Senhor, iluminai os que vêm a esta Igreja, para que aprofundem a sua vocação de filhos de Deus ao participarem da Palavra e da Eucaristia. Nós vos pedimos.

4- Pelas nossas crianças , para que cresçam aprendendo a cuidar do seu templo espiritual , enchendo-o com a graça de Deus e o fortalecendo com a presença sempre viva do Espírito Santo , rezemos 

Ofertório– Chegou o nosso momento de ofertar ao nosso Deus tudo que temos de bom:
Ofertar ao nosso Deus como propósito de vida, como proposta a ser seguida a cada dia, seus mandamentos, as mesmas tábuas da lei de Moisés vividas a cada dia intensamente por cada um de nós.
Ofertar o nosso corpo, como templo de amor, como presença viva do Espírito Santo, cuidando dele com carinho, construindo a cada momento ações que dignifiquem a nossa vida e a de nossos irmãos. 
Oferecermos a nossa igreja, templo vivo de Deus, queremos a cada dia preservá-la, respeitá-la e amá-la sempre.
Junto com Pão e ao Vinho oferecemos ao Senhor nosso compromisso de sempre cuidar de seu Templo tão vivo em nós. Vamos cantar bem bonito o canto do ofertório.

Comunhão – Como vocês já perceberam crianças, estamos celebrando o cuidado que devemos ter com o nosso corpo que é o Templo do Senhor e com toda a comunidade. Esse cuidado nos impulsionará a estar mais atentos a necessidades de nossos irmãos. E pra gente fortalecer cada vez mais nosso Templo, vamos receber a Jesus na eucaristia, como nosso alimento de salvação. Vamos ao seu encontro cantando.

Ação de graças – Hoje aprendemos coisas muito sérias. Aprendemos que devemos cuidar da casa de Deus que é a igreja. Aprendemos que devemos cuidar do nosso corpo que é templo de Deus. Aprendemos que devemos seguir os mandamentos do Senhor. Vamos então em silêncio, oferecer ao nosso Deus o nosso corpo, a nossa igreja e todo o nosso compromisso em seguir as leis do Senhor. 

Agora, crianças, vamos pedir a também a nossa mãezinha querida sua intercessão sobre todos nós, para que possamos cuidar de nosso Templo, que é nosso corpo, como verdadeira casa de Deus.Vamos todos rezar ave Maria.

Kit livros para catequese e missa com crianças

Livro Jesus e as crianças – Ano A

Historinha para o teatro da semana: O curupira


Técnica: Narração com apresentação de transparências 
Vocês sabem por que chamam o leão de rei da selva ?
Então, hoje, vocês conhecerão a verdadeira história sobre esse título dado ao leão como o “Rei Leão”.
Aqui perto…bem pertinho…existia uma grande floresta, onde animais corriam soltos, alegres e saltitantes. 
Naquela época, nada ameaçava a vida na floresta…porque lá existia o famoso e inigualável protetor da selva “o Curupira”. 
O Curupira era um menino verde…com um enorme cabeção e pés voltados para trás. Era ele quem vigiava noite e dia a floresta dos inimigos que por lá pudessem aparecer. Sabem , por quê ? Porque existiam muitas pessoas interessadas em destruir a grande floresta , a casa abençoada dos animais .
Sempre muito agradável , vivia de papo com os outros bichos :
Curupira:-Olá, Dona Pata! Como vai a senhora? Sarou do resfriado ?
Dona Pata:-Que nada, meu filho ! A minha doença é de veia !
Curupira: -De veia?
Dona Pata:-É de “veieira”!
Curupira:-Oi, bichinhos! ( falar os nomes ), oi Dona Árvore, oi Riacho…
E assim, ele virava e desvirava a floresta, numa vigilância cerrada e todos o conheciam e aprenderam a amar o pequeno Curupira.
Certo dia, enquanto o Curupira descansava à sombra de uma grande árvore, eis que apareceu na floresta um impiedoso caçador que estava à procura de qualquer animalzinho para matá-lo e arrancar a sua pele como troféu.
E procura daqui…procura dali…até que observou que perto do rio estava a ovelhinha. E pobre da ovelhinha, que estava sossegada da vida, bebendo sua aguinha…tão indefesa e desprotegida.
O caçador achara ali, portanto, a sua presa…Então ele armou a espingarda…mirou e quando ia atirar.??!!!!Eis que surge o forte e destemido Curupira, inimigo do mal, que espanta o caçador, que fugiu apavorado.( Dizem que ele está correndo até hoje.)
Também aconteceu outro dia, esse fato. Chegou lá na floresta, um famoso lenhador, dizem até que foi ele quem derrubou todinha a floresta “das Amazonas”…e com aquele enorme machadão…o que será que ele viria fazer aqui então ? Oh, não! Pobre Dona Árvore…ele veio liquidá-la e picá-la em pedacinhos…Seu maldoso lenhador não faça isso com ela, não ! Ela é necessária para a vida na Terra e vejam como ele prepara o machado e vai dar um golpe mortal.
Um…dois e já . Mas esperem ?! Aquele não é o domador de conta da floresta ? O que não deixa que ninguém destrua o seu lar , a sua casa ?
Isso mesmo , é ele , o feroz Curupira que apareceu com um machado maior e espantou o lenhador que saiu lá da floresta até latindo de medo. Vejam só como fugiu…Volta aqui, seu lenhador, pra você ver o que é bom pra tosse. Que bom , crianças , que existe alguém para tom,ar conta da floresta , não é mesmo ? E vocês tomam conta da casa de vocês que é o coração ?
Mas, o perigo corria solto lá na floresta e o Curupira sempre a ajudar.
Retirava do rio, o lixo que o estava sufocando e o matando. Ajudava os bichinhos quando esses apareciam doentes ou machucados…Tinha sempre uma palavra amiga para consolar…animar…para encorajar seus amiguinhos.
Um dia, reunido junto a todos eles, o Curupira perguntou-lhes:
Curupira: -Quem vocês acham que eu sou?
Dona Pata: -Ah! É um menino de cabelos vermelhos !
Macaco: -E que tem pés virados !
Tigre: -E é todo verde !
Elefante: -E tem mais: por ser assim tão diferente assusta a todos, não é gente ? ( riem)
Curupira:- E você, Leão, quem dizes que eu sou ?
Leão: -Tu és o nosso protetor! O Salvador de todas as criaturas da floresta, o Enviado Especial ! Aquele que cuida da nossa casa como seu próprio Templo . feliz somos nós , Curupira , pois temos você como nosso guardião . Nada de mal pode nos acontecer enquanto você ficar atento ao mal .
Curupira: Feliz és tu, Leão, que não foi preciso que ninguém falasse de mim para você. Você viu e testemunhou as minhas obras. Por isso, a partir de hoje, eu te nomeio o Rei da Floresta e todos os outros animais irão respeitá-lo e em ti depositarão toda a sua confiança. ( abraçam)
A partir daquele dia ,crianças , o Leão tornou-se rei e pode ajudar o Curupira a proteger a grande casa que é a Floresta.

Sabem de uma coisa , tenho que entender que esse Curupira podia ser cada um de nós , que tem como obrigação cuidar do nosso corpo como Templo de Deus; que tem como missão cuidar da nossa igreja que é Templo e morada de Deus. Fazendo assim , também seremos merecedores de títulos vindos de Deus , pois Ele nos pede que fiquemos sempre atentos, para que nenhum mal possa nos roubar o que temos de bom e também não nos deixarmos corromper , nos vendendo para o mundo , comercializando o nosso coração . Portanto , crianças , fiquemos atentos e cuidemos com muito amor do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Amém

 

Adquira o Kit de livros e tenha as historinhas para ensaiar e depois apresentar para as crianças.

Essas histórias podem ser utilizadas como teatros nas Missas com Crianças ou nos Encontros de Catequese.

Semanalmente você pode conferir a historinha GRATUITAMENTE no site Catequese Católica – clique aqui e visite o site.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br