30º Domingo Tempo Comum – Ano A

0
713
Foto reprodução

“Como é que podemos dizer que amamos a Deus se não amamos nossos irmãos e ao nosso próximo como devemos, e muitas vezes nem sabemos quem é o nosso próximo”

– Missa: Amar a Deus e ao próximo

– Evangelho: Mt 22,34-40

Acolhida – Olhem só crianças , hoje Jesus nos coloca dois mandamentos . Mas o que é mesmo um mandamento ? Vocês sabem o que é ? Vamos aprender :

Mandamento é Ato ou efeito de mandar, ordem, determinação, voz de comando.

Preceitos que a igreja manda a todos os cristãos.

Então hoje Jesus nos ensina dois mandamentos, nos pede para seguir apaixonadamente cada um deles
Quem sabem quais são ?
Eu trouxe aqui duas fichas , escolha uma e leia .
– Ah, sim : Amar a Deus sobre todas as coisas – esse ´o primeiro deles
Agora a segunda ficha:
– Amai-vos uns aos outros ,
Então deixa eu ver se compreendi o que Jesus nos pede hoje .
Ele resumiu os dez mandamentos, da época de Moisés em dois únicos , porque se você os segue , com certeza , você seguirá todos os outros.
O que temos que aprender neles, crianças, é o seguinte:
Muita gente trabalha para os irmãos ;ajuda no asilo; cuida dos doentes , ajuda a família , é bondoso , mas nunca fala com Deus , acha que só suas ações valem por tudo,claro que Deus anota tudo de bom que as pessoas fazem , mas Ele também quer a sua parte: atenção , amor o carinho , dedicação.
Já tem outras pessoas que rezam demais , vivem ajoelhadas , não saem da igreja ,não tiram o terço da mão , mas nunca fazem nada em prol do irmão . Isso também não está correto .
O correto é fazermos as duas coisas juntas: servir ao próximo e falar com Deus o tempo todo .
De pé com alegria vamos iniciar nossa celebração cantando .

Ato penitencial – Jesus hoje nos ensina o maior de todos os mandamentos ” que devemos amar a Deus de todo o nosso coração , de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento ” e nos deu o segundo mandamento também ” Amarás o teu próximo como a ti mesmo “.

Bom ,são dois mandamentos principais. Quem o segue tem de presente o céu, a vida eterna.

Mas vamos entender quem é o nosso próximo , a quem devemos amar , perdoar e ajudar a ser melhor a cada dia .

Olhem só : aquele preso é nosso próximo ? A gente o ama? Mas ele é o nosso próximo sim , podemos não amar o crime que ele fez , mas temos que amar e perdoar o ser humano que ele é .

Aquele menino pobre que pede esmola na rua, ele é nosso próximo? A gente o ajuda? Se ajudamos porque ele continua na rua pedindo esmola ?

Aquela família necessitada que precisa tanto de água , ela é próxima? Devemos ajudar dividindo a nossa água com ela ?

Aquele velhinho ali está no asilo, ele é o nosso próximo ? Precisamos ajuda-lo ? E os velhinhos da nossa casa , nós respeitamos e os ajudamos também ?

Aqueles ali são doentes, tem aids , aqueles outros câncer . Eles são nossos próximos? Temos que ajudaálos ?Ou pelo menos visitá-los ?

E esses pobres são nossos próximos? Precisamos ajuda-los dentro de suas necessidades? Ou devemos deixa-los à margem da sociedade , lutando sozinhos , enterrando seus mortos de fome sozinhos …sem a ajuda de todos nós?

E pelo mundo !? As vítimas das catástrofes da natureza , do ebola, dos furacões , dos terremotos , das enchentes , da seca , são nosso próximos ? Ao menos rezamos por eles ? Pedimos a Deus por suas vidas , pelos seus sofrimentos ?

Como é que podemos dizer que amamos a Deus se não amamos as criaturas , nossos irmãos , nosso próximo como devemos e muitas vezes nem sabemos quem é o nosso próximo ?

Como é q podemos pedir a Deus seu perdão se a gente não aprendeu a perdoar aos nosso irmãos que erram ?

Como é que podemos pedir perdão a Deus se nem ao menos demonstramos amá-lo também ?

Mas a gente do amor de Deus para conosco, a gente disso tem certeza porque aprendeu que um Deus que nos oferece a própria vida é porque nos ama, por isso podemos pedir perdão .. Por isso podemos pedir que ele nos ajude a ver o nosso próximo e ama-lo como ele o ama .

Vamos então pedir a Deus a graça de seu perdão e a ajuda necessária pra amar sempre mais e mais e vamos fazê-lo cantando .

Leitura – Agora, crianças, alegria geral.: Deus irá nos falar e suas palavras nos revelam como ele é amoroso com todos e, principalmente, com aqueles que sofrem violência e discriminação. Vamos ouvir bem atentos nossa leitura de hoje.

Aclamação: Hoje nós já falamos aqui os dois maiores mandamentos . vamos nos lembrar quais são ?
1º – Amarás a Deus de todo o teu coração , de toda a tua alma e de todo o teu entendimento .
2º – Amarás ao teu próximo como a ti mesmo .
Esses , são mandamentos que Jesus hoje irá nos ensinar e que devemos vivenciá-lo por toda a nossa vida hoje no nosso evangelho .
Com alegria de quem ama o Senhor, vamos todos ficar de pé e cantar o canto da aclamação .

Ofertório –Hoje, Senhor, queremos oferecer algo simples, talvez pequeno em seu tamanho, talvez só seja um sinal representante dos nossos sentimentos , mas de grande valor sentimental pra nossas vidas .
Queremos oferecer um coração aberto a acolher o seu amor….
Um coração vivo cheio de amor pra dar…
Um coração que quer abrigar a presença do irmão, do semelhante seja ele quer for …
É um coração missionário que enfrente sua missão de amar, que ensine a outros a também amar e que faça com que outros também trabalhem nesta sua causa.
Nós só temos este coração… Simples, com o um desejo grande de seguir seus mandamentos.. De amá-lo eternamente e de se colocar a serviço do irmão em seu exercício de amar e servir.
Este coração é que queremos hoje oferecer , junto ao pão e ao vinho .. um coração criança que jamais se esqueceu que seu pai hoje é o mesmo é o papai do Céu de sempre .
Vamos cantar com alegria o canto do ofertório?

Comunhão – Hoje crianças aprendemos a ver o quão grande deve ser nosso amor por nosso Deus . Ele não tem dimensões de tamanho , pode ser que ele seja deste tamanho aqui ( estender os braços) ,deste não que é pequeno .. Ele deve ser do tamanho do mundo e eterno… Por isso, com alegria vamos celebrar esse amor cantando e participando da eucaristia.

Kit livros para catequese e missa com crianças

Livro Jesus e as crianças – Ano A

Historinha para o teatro da semana: Chapéuzinho e o lobo

Página: 77

 

Adquira o Kit de livros e tenha as historinhas para ensaiar e depois apresentar para as crianças.

Essas histórias podem ser utilizadas como teatros nas Missas com Crianças ou nos Encontros de Catequese.

Semanalmente você pode conferir a historinha GRATUITAMENTE no site Catequese Católica – clique aqui e visite o site.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br