28º Domingo Tempo Comum – Ano A

0
761
Foto reprodução

“O convite de Deus nos compromete, marca-nos como um selo. Não dá para ser mais ou menos diante de Deus.”

– Missa: O banquete das núpcias

– Evangelho: Mt 22,1-14

Acolhida – Boa noite, queridas crianças, boa noite a todas aqui presentes . Sejam todos muito  bem vindos a esta celebração .

Crianças ,vocês gostam de fazer aniversário ? Quem gosta ? E quem gosta de fazer festa nesse dia?

É bom ,não é ?! Muitos docinhos , bolo, refrigerante , salgadinhos, presentes . Mas o que é mais importante numa festa? São os convidados, nossos amiguinhos .

Vamos imaginar que é seu aniversário, que você fará uma festa enorme e espalhou um monte de convites para seus amigos . Mas você ficou sabendo que nenhum vem em sua festa . Ai como é muito importante para você a presença deles , você manda um email para cada um deles , reforçando o convite . Mas você descobre que eles te apagaram , te bloquearam .

Como é que vocês se sentem? Ficam tristes , decepcionados .  Afinal você os convidou com tanta alegria e eles não aceitaram seu convite , dá uma vontade louca de nunca mais sermos amigos deles . Afinal , eles não foram nossos amigos .

Hoje, no evangelho, Jesus vem contar uma parábola desse jeito. Que um rei (que é Deus) chama as pessoas a participar de sua festa, mas que muitos rejeitaram. Ele não desistiu mandou chamar de novo e, mesmo assim, não aceitaram. Pois é, crianças, se recusarmos o convite de Deus, que nos vem de mil formas, dali para frente não seremos mais os mesmos para Deus, porque recusar o seu convite é uma ofensa a ele. O convite de Deus nos compromete, marca-nos como um selo. Não dá para ser mais ou menos diante de Deus. Ou participamos pra valer, com o traje de festa e tudo, ou somos riscados da lista dele. Cruz credo, não?

Todas as pessoas do mundo são convidadas ao banquete. Portanto, não existe muro para alguém ficar em cima. Ou aceita e participa da festa eterna, ou fica fora.

De pé com alegria vamos cantar para iniciar nossa celebração.

Ato penitencial – Então já sabemos crianças, que quando damos uma festa, fazemos uma seleção de convidados. Sabemos que nem todas comparecem a festa, mas apesar disso a festa acontece.

E porque eu deixo de convidar algumas pessoas? Porque muitos eu não gosto, não tenho afinidade, não me sinto a vontade com eles, não é mesmo?

Diferente de nós, Deus convida a todos para participar de seu banquete. Mandam mensagens o dia todo para irmos ao seu encontro, e, quando vier um mensageiro,(que nos traz o convite para fazermos parte da vida Dele) sejamos cordiais. A festa não deixará de acontecer se não comparecermos. Outros serão convidados e escolhidos. E não podemos reclamar, pois fomos convidados, e nós mesmos nos excluímos. Quase sempre usamos como desculpa nosso trabalho, os bens materiais, a falta de tempo. Nossos interesses pessoais nos impedem de aceitar o convite, para nos colocarmos a serviço de Deus, da Igreja.

Sinta-se privilegiado por ser um convidado, mas não esqueça a exigência, a sua roupa de festa, o seu coração dever estar puro e aberto para o amor de Deus, e que a sua conduta seja digna e fiel ao Reino, para que não seja excluído. Diante desse convite , peçamos perdão ao Senhor , porque muitas vezes recusamos , muitas vezes , não aceitamos o seu convite de participar de sua festa de amor e de perdão .Por isso, Senhor, queremos uma veste de reconciliação e de perdão e vamos cantar pra recebê-la .

Leitura – agora sentadinhos vamos ouvir a palavra de Deus que vem encher nossa vida de alegria , e com certeza , junto dela , vem mais um convite para colocarmos na nossa agenda do coração .

Aclamação – O banquete está preparado, o convite é para  todos, Deus insiste conosco, mas muitas vezes, ficamos indiferentes ao seu chamado, damos preferência aos convites que o mundo nos faz! Com isso, corremos o risco de que chegue um dia, em que talvez, nem tenhamos mais chance de sermos convidados, outros ocuparão o nosso lugar.

Então , vamos aceitar o convite agora , todos de pé ,cantando com alegria .

Ofertório – Hoje Senhor, queremos oferecer a nossa veste branca, queremos que o Senhor nos veja limpos do pecado, vestidos como para uma grande festa e, felizes, por sermos os convidados  mais especiais em seu reino

Queremos oferecer o convite, que vem nesse coração que expressa nosso contentamento em recebê-lo, pois ser convidado para sua festa é uma honra para cada um de nós e , com certeza, seremos os primeiros a chegar

Queremos oferecer, Senhor, um presente, pois em toda festa quando  somos convidados, é porque somos queridos, portanto, nesse presente, trouxemos tudo que temos realizado , como : nossos trabalhos em prol dos outros, nossas orações, nossas ações concretas, nosso amor de crianças, nosso desejo de poder estar sempre presente em sua festa e de sermos os mais especiais convidados, porque demonstraremos nosso grande amor.

Junto ao pão e ao vinho oferecemos tudo isso, na certeza que, queremos ter um lugar bem pertinho do nosso Pai do céu na sua festa , por isso vai cantar bem bonito o canto do ofertório.

Comunhão – Crianças, só quem experimenta a grandiosidade do amor de Deus em sua vida, vive as alegrias de um reino que começa a partir do abrir do nosso coração e se estende ao outro, através do nosso testemunho de vida! A eucaristia nos prepara para isso, ela é a grande festa. Vamos ao encontro de Jesus cantando

Ação de graças– Queridas crianças, hoje fomos convidados por  Jesus a espalhar a boa nova de seu reino .Como  podemos  fazer isso , você devem estar se perguntando?!

Olhem ,crianças ,Deus é bem sério quando Ele nos fala que muitos serão convidados ,mas poucos  serão os escolhidos , por que isso ?! Porque todos nós somos convidados a seguir Jesus,a ler e viver suas palavras , a viver sem pecado , a nos confessar sempre e nos manter em comunhão e oração , a servir aos irmãos , a pedir perdão ,a promover a paz , a não deixarmos  de celebrar a vida em comunhão com os irmãos nas celebrações , a viver com santidade , a não buscar o caminho somente dos bens materiais e a viver,conforme Deus nos ensina . Se assim o fizermos ,com certeza ,seremos os escolhidos , caso contrário , seremos rejeitados . E, não é isso que desejamos, não é mesmo ?Portanto coloquemo-nos a serviço do convite do Senhor que nos chama a todo o momento a viver com Ele seu reino de amor e justiça.

 

Kit livros para catequese e missa com crianças

Livro Jesus e as crianças – Ano A

Historinha para o teatro da semana: O banquete da gala galinha

Página: 74

 

Adquira o Kit de livros e tenha as historinhas para ensaiar e depois apresentar para as crianças.

Essas histórias podem ser utilizadas como teatros nas Missas com Crianças ou nos Encontros de Catequese.

Semanalmente você pode conferir a historinha GRATUITAMENTE no site Catequese Católica – clique aqui e visite o site.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br